As marcas e o novo calendário da moda


Já estamos terminando o mês de maio, fazem pelo menos 60 dias que estamos em PAUSA. Muito se pensou sobre o sistema da moda, de ritmo frenético e desenfreado, e já vemos mudanças radicais impactando o calendário oficial da moda pelo mundo.


Há dois anos atrás o “See Now Buy Now” tomou a moda de assalto, diante da justificativa de que, por causa das redes sociais e a democratização dos desfiles, não fazia mais sentido que o consumidor esperasse uma temporada ( 6 meses) para comprar determinado produto que ele viu nas passarelas. Assim, a coleção deveria ser vendida logo após o desfile, em todas as lojas da marca.


See now buy now. Fonte: Hola.com

A proposta custou caro para as marcas, e nem todas conseguiram aderir ao novo formato. Era necessário uma boa dose de programação no realinhamento da produção, pois parte da coleção já deveria estar pronta quando apresentada nas Semanas de Moda. Mas também uma maior capacidade de assertividade nas coleções lançadas. Imaginem a pressão sobre o setor criativo, de produção e logística!


Agora um novo capítulo da moda começa a ser escrito. A pandemia têm causando grandes mudanças no sistema da moda. No Brasil, a ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas) apresentou um novo calendário de varejo para as marcas de moda. Pressionadas pelas redes de fast fashion, as marcas brasileiras liquidam as peças da estação logo no início da temporada, além de lançar coleções periódicas para que o consumidor sempre tenha acesso a novidades nas araras, com liquidações frequentes que desvalorizam o produto e trazem enormes prejuízos a cadeia de moda. Nossos produtos não são perecíveis, afirma a carta aberta da associação.

Calendário de moda ABEST

O novo calendário divulgado pela ABEST, que representa mais de 120 marcas brasileiras, recomenda que as coleções de inverno 2020 sejam vendidas sem liquidações até o final de julho, com promoções somente no mês seguinte. Assim segue o verão, que deverá iniciar as liquidações do varejo no mês de fevereiro. Afinal, por que as liquidações de inverno precisam acontecer quando inicia a estação? A de verão quando os termômetros estão acima dos 30 graus?, diz o comunicado da ABEST.






E os desfile de moda? A edição N49 do São Paulo Fahion Week que aconteceria em abril foi cancelada, sendo mantida em outubro a temporada SPFW N50, celebrando os 25 anos do São Paulo Fashion Week. Enquanto isso, a London Fashion Week, com início dia 12 de junho, será totalmente digital e sem gênero (londonfashionweek.co.uk) com desfiles, entrevistas, podcasts, diários dos designers, seminários online e showrooms digitais para profissionais e consumidores.


Esse modelo digital tende a ser temporário em tempos de pandemia. No entanto, não se sabe se as marcas voltarão a realizar desfiles físicos. Há muitos excessos na produção de um desfile, viagens de avião de jornalistas e equipes de marcas, cenários caríssimos e muito lixo produzido, não é?


Frente a essa nova realidade, a marca Yves Saint Laurent anunciou que não participará da semana de moda de Paris prevista para setembro, e fará desfiles intimistas que devem estar mais alinhados à expectativa do consumidor, ditando seu próprio ritmo de lançamento de coleções e eventos.


Saint Laurent AW20

A Gucci declarou que as semana de moda acabaram, são obsoletas, em entrevista ao The Guardian. Em uma coletiva virtual transmitida por seu estúdio em Roma, o diretor criativo Alessandro Michele anunciou que a Gucci estava reduzindo o número de desfiles de moda que realiza todos os anos de cinco para dois. O anúncio da Gucci é significativo porque a potência italiana é de longe a marca mais poderosa e influente que surgiu em apoio à mudança para um sistema de moda mais enxuto e menos dispendioso.


Gucci AW20. Fonte:Jason Lloyd-Evans

Agora é esperar que outras marcas sigam o exemplo...por uma moda que legitima o valor do tempo!


#moda #mercadodemoda #gucci #abest #calendariodemoda #ffw #SPFW #saintlaurent #desfiles #desfilesdemoda #catwalks #seenowbuynow #pandemia #quarentena

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo